Latest Entries »

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tráfego global da Internet vai atingir 966 exabytes!


O tráfego global de Internet está para crescer em um ritmo muito acelerado, espera-se que venha a acelerar ainda mais nos próximos anos. De acordo com o Visual Networking Index últimas previsões (VNI) da Cisco, o tráfego global da Internet vai atingir 966 exabytes por ano em 2015.
O crescimento do tráfego na Internet ao longo dos próximos quatro anos será o maior entre 2014 e 2015, quando a Cisco prevê um crescimento de 200 exabytes, que é a quantidade total de dados IP que foi enviado em todos os de 2010.
"Estamos à beira da era zettabyte," Doug Webster, diretor de comunicações estratégicas, prestador de serviço de marketing mundial da Cisco, disse ao InternetNews.com . "Isso é equivalente a oito vezes a quantidade de todo o tráfego gerado em 2008. É o equivalente de 20 milhões de DVDs atravessando a rede a cada hora."

Há um número de condutores por trás da demanda explosiva de tráfego IP. O principal deles é o simples fato de que não se espera que sejam mais usuários e mais dispositivos na rede. Cisco está prevendo que até 2015 haverá dois dispositivos conectados à rede para cada pessoa na Terra, ou cerca de 15 bilhões de dispositivos no total.
"Os usuários também estão tendo acesso a maiores velocidades de banda larga", disse Webster. "Nós estamos esperando um aumento de quatro vezes na velocidade de banda larga a partir de 7 Mbps em 2010 para 28 Mbps até 2015."
Em termos de mix de tráfego pelo dispositivo, não haverá mudança nos próximos anos. Em 2015, a Cisco é a previsão que os PCs vão gerar 87 por cento do tráfego da Internet abaixo dos 97 por cento em 2010. Os dispositivos móveis, incluindo os smartphones e os comprimidos vão pegar alguma da folga.
Internet permitiu TVs também serão responsáveis pelo crescimento do tráfego em 2015. Cisco prevê que 18 por cento de todo o tráfego de vídeo na Internet será consumida pela televisão.
Em estudos anteriores VNI, a Cisco tem indexado Peer-to-Peer tráfego (P2P), como um glutão IP. Isso é definido ao acaso ao longo dos próximos quatro anos. tráfego P2P está previsto para consumir 16 por cento do tráfego mundial de Internet em 2015, abaixo dos 40 por cento em 2010.
Em 2015, o tráfego de peer-to-Peer global será responsável por 16 por cento do tráfego mundial de consumo de Internet, ante 40 por cento em 2010.
"A quantidade total de P2P continua a aumentar, mas porque tudo o que está a crescer muito mais rápido, a percentagem de tráfego de P2P na mistura aponta para uma diminuição", disse Webster.
A Cisco tem um grande interesse na constante procura de tráfego de rede IP e é traduzido em uma constante procura de equipamentos de rede. A fim de atender a demanda da rede de 2015, os prestadores de serviços terão de investir em suas redes.
"Se não houver investimento na rede, os prestadores de serviço não será capaz de sustentar seus níveis de crescimento", disse Webster. "Muitos fornecedores pode estar executando a sua rede quente, mas eles também estão percebendo que eles precisam de excesso de capacidade nas suas redes para lidar com picos de tráfego".

Fonte: cisco.com

2 comentários:

  1. Felipe, eu andei atrás destes dados do tráfego mundial na web e principalmente no Brasil, bom ter achado este post seu aqui. Quero justamente traçar um mapa a respeito do tráfego em meu blog e o aumento vegetativo do tráfego mundial para entender o quanto do aumento de acessos em meu blog é fruto de um ganho de qualidade e o quanto é apenas massa vegetativa... Aliás, seu blog é muito bom! ValeUUU (estou seguindo) *Se vc gosta de xadrez da uma passadinha lá no meu, http://c3br.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Marcio, pode deixar que passo no seu blog sim.Se você quer mais dados atualizados sobre acesso, você pode colocar o google analytics, e para verificar acessos atualizados você pode acessar o http://www.alexa.com/.
    Abraço

    ResponderExcluir

Comente, mais com consiencia!