Latest Entries »

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Windows Intune ou Wsus?

Bom dia a todos, bom está semana estive dando uma olhada em uma ferramenta da Microsoft chamada Windows Intune, já viram ? conhecem? Bom sem duvida alguma é uma ótima ferramenta e que possui uma série de benefício é uma suite bem completa.Para quem não conhece:



Windows Intune

O Windows Intune™ ajuda a gerenciar e proteger os computadores no seu ambiente com uma combinação de serviços de nuvem do Windows e licenciamento de atualizações. O Windows Intune oferece recursos de gerenciamento e segurança com base em nuvem por meio de um único console administrativo baseado na Web. Com o Windows Intune, você pode gerenciar computadores de quase qualquer lugar.

Com uma assinatura ativa do Windows Intune, você possui os direitos necessários para atualizar para versões futuras do Windows, com os mesmos benefícios do programa Microsoft Software Assurance para Windows.

Após a avaliação da gestão de recursos de atualização da versão beta do Windows Intune, alguns de vocês vão estar curioso para saber como Intune de atualização do recurso de gerenciamento do Windows se compara com o Windows Server Update Services (WSUS) solução.

A resposta curta é que o trabalho de atualização do Windows Intune essencialmente substitui o WSUS para todas as suas necessidades de distribuição de atualização da Microsoft. Assim como o WSUS, o Windows Intune permite-lhe gerir centralmente a implantação de atualizações da Microsoft e service packs para todos os computadores.

Windows Intune obras sobre a nuvem, como o Windows Update (WU) e do Microsoft Update (MU), mas você não precisa de infra-estrutura no local. As atualizações são enviadas directamente para qualquer um dos seus PCs gerenciados que tenham uma ligação à Internet.

Semelhanças :

Há muitas semelhanças entre a funcionalidade de gerenciamento de atualizações fornecidas pelo Windows Intune e WSUS. As seguintes principais tarefas de gerenciamento de atualizações estão disponíveis em ambas as soluções:

Configurar definições de servidor

Selecione os produtos e classificações de interesse
Configure as regras de implantação auto-
agente de políticas Configurar

Instalação agendada para os clientes / máquinas de teste
Download e notificar para servidores
Gerenciar atualizações

Implantar atualizações para a instalação de grupos de computadores-alvo específicos
Verifique o status de uma atualização previamente aprovada (s)
Determinar que os computadores precisam de atualizações
Resolva os problemas de implantação Update
Determine as atualizações que os computadores têm falhado
Recusar uma atualização
Atualize o resumo do estado
Status do sistema gama de implantação de atualização
Atualização de estatísticas para cada grupo
Atualizar o status para cada computador
Gerar relatórios de atualização

Diferenças :
Porque Intune é um serviço na nuvem, ele tem algumas vantagens convincentes sobre uma solução no local, como o WSUS.
Não há necessidade de infra-estrutura local em : Intune não tem requisitos de infra-estrutura no local, enquanto solução WSUS requer infra-estrutura no local a ser implantado.

Isto significa que, ao contrário do WSUS, o Windows Intune:

Não precisa de nenhuma infra-estrutura no local (por exemplo, servidores, software adicional). Como resultado, não há custos de manutenção associados com upgrades, correções de infra-estrutura no local, manutenção e economia de custos que derivam, como resultado.Permite que você facilmente fazer o gerenciamento remoto, ou seja, visualizar o status de patch e cumprimento de todos os PCs gerenciados sejam elas dentro ou fora da rede corporativa.A necessidade de qualquer servidor ou internet enfrentando DMZ para suportar este cenário.
Algumas notas de atualização de configuração:

No WSUS, os administradores podem optar por fazer download de arquivos de atualização localmente no servidor (no local) ou PCs conseguiram pegar os arquivos do Microsoft Update (MU). Windows Intune, sendo um serviço na nuvem, suporta apenas o último.
Se sua empresa tiver um cache de web-proxy (SQUID por exemplo, o Microsoft Forefront TMG etc) você pode obter benefícios cache de arquivos de atualização para Intune PCs gerenciados.
O WSUS permite que os administradores implantar atualizações de drivers certos (disponível a partir de MU) para PCs gerenciados, enquanto Intune atualmente não suporta a implantação do driver.
Além disso, Intune console de administração tem um layout parecido e uso de terminologia como WSUS funcionalidade de administração e uso semelhantes não devem exigir qualquer adicional ramp-up. Assim, a transição do WSUS para Intune deve ser muito simples e intuitiva.
Então, para aqueles de vocês usando o WSUS para distribuir atualizações da Microsoft e service packs, o Windows Intune oferece uma alternativa atraente.

Além disso, Intune também oferece uma série de capacidades de gerenciamento de PC, tais como proteção contra malware, PC inventário, gerenciamento de licenças por volume da Microsoft, alertas e assistência remota ... tudo por uma taxa mensal de assinatura de baixo. O objetivo do Windows Intune é fornecer uma solução que reduz o custo eo esforço de gerir o seu PC.

Agora a pergunta que que fica no ar, o que faz a diferença, primeiro em relação a custo, Wsus ou Intune? Claro Wsus "gratuito", sim porque entre aspas espere ai Felipe, mais o Wsus é gratuito sim. Claro mais eu não estou dizendo que não é gratuito, agora vamos levar em consideração toda a infra estrutura necessária para implementar o Wsus, o quanto de tempo isso demanda do administrador ? Pra quem aqui já implementou o Wsus sabe o quanto é custoso, é uma ótima ferramenta funciona muito bem, mas, é necessário se dedicar para que se tenha todo seu potencial. Não estou dizendo que isso é ruim, mas hoje todos nós sabemos que tempo é uma coisa muito valiosa, então pra que ficar perdendo tempo se temos ferramentas que trazem isso de uma forma simplificada. Sem mais enrolação vou direto ao ponto vale mais a pena pagar 11 dólares por mês para ter um suite completa de administração "Intune", ou vale mais apena implementar o Wsus ?
Fica em aberto!

Instalei estou testando.

Fontes:
http://blogs.technet.com/b/windowsintune/archive/2010/12/14/intune-and-wsus-update-management-functionality.aspx

http://www.microsoft.com/windows/windowsintune/pc-management-how-to-try-and-buy.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, mais com consiencia!