Latest Entries »

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Novas empresas aumentam suas economias com redes convergentes


Bom dia a todos, acredito que para os profissionais da área de redes está seja uma ótima leitura, acredito que "se não for exagero" uma leitura obrigatória, porque hoje muitos dos problemas que temos em redes de computadores são por principalmente falta de planejamento.Claro que isso depende muito e vai de empresa para empresa, mais refletindo este cenário para uma empresa de pequeno porte "pequenas e médias empresas", também podemos planejar e realizar um ótimo trabalho.


Integrar comunicações de voz e dados em uma única rede pode simplificar o gerenciamento de TI e resultar em mais economia

Instalar uma nova rede é bem menos intimidante do que iniciar uma nova empresa. Da mesma forma que um plano de empresa bem-sucedido, no entanto, uma rede bem-sucedida também precisa de estratégias efetivas e cálculos realistas.
Há vinte anos, você não podia começar uma empresa sem um sistema de telefonia. Há dez anos, não poderia começar sem um computador. Quais são as ferramentas de comunicação essenciais para abrir uma nova empresa hoje? Telefones? Computadores? Acesso à Internet? E-mail? Aplicativos empresariais? Acesso wireless? Agora você pode simplificar essa decisão com a convergência de todas as ferramentas de comunicação em uma única rede.

Comunicações convergentes

Os dias em que para abrir uma nova empresa era preciso projetar, implementar e gerenciar duas redes diferentes de comunicações de voz e dados estão finalmente chegando ao fim, graças às tecnologias de Comunicações IP. "Você não precisa mais de um sistema PABX ou centrais telefônicas", declarou Lance Reid, Diretor Executivo da NetLogic, parceiro certificado Premier da Cisco e parceiro Select para pequenas e médias empresas especializado em redes convergentes. "Já existe tecnologia disponível para colocá-los juntos na mesma rede para que você tenha uma única estrutura, custos de manutenção menores e menos modificações a fazer. Se estiver começando do zero, é interessante aproveitar essa funcionalidade".

É uma nova equação matemática que só a tecnologia permite: um mais um é igual a um. Uma rede convergente pode ajudar a economizar de duas formas:
Reduzir as despesas de capital porque você está instalando uma única infra-estrutura de rede em vez de duas Reduzir as despesas operacionais porque a sua equipe de TI e revenda oferece suporte a uma única rede Analisar custos: Iniciais e futuros
Leve isso em consideração e, ao mesmo tempo, avalie as soluções de comunicação:
Compare os custos imediatos de uma rede convergente (incluindo roteador, switches, software, infra-estrutura cabeada única e telefones IP) aos custos de duas redes de voz e dados separadas (incluindo o roteador, switches, software, duas infra-estruturas de cabeamento, e telefones tradicionais, assim como serviço de telefonia e um sistema PABX ou centrais telefônicas). O custo de uma rede convergente pode ser bem inferior.
Compare os custos permanentes de gerenciamento do sistema, incluindo tarefas de manutenção e administração da rede como mover, adicionar e modificar computadores e aparelhos de telefone dos usuários. Com as Comunicações IP, acrescentar ou mover usuários tem custo zero, basta conectar todos os telefones IP na rede. Em um sistema PABX tradicional, cada mudança exigia um recabeamento de custo elevado que precisava ser realizado pela empresa telefônica.
Avalie as vantagens de terceirizar a administração da sua rede convergente para um provedor de serviços gerenciados, visando economizar em custos de mão-de-obra e despesas de capital; essa opção pode ser bastante econômica para empresas menores com recursos limitados de mão-de-obra de TI e telefonia.
Antecipe a trajetória de crescimento da sua empresa. O que acontecerá quando a sua empresa começar a crescer? E se seus concorrentes começarem a usar aplicativos VoIP, como gestão de relacionamento com o cliente com IP, que oferece uma vantagem competitiva? É mais fácil atualizar um sistema convergente do que atualizar dois sistemas separados.
"Mesmo que você não queira comprar telefones IP agora, compre equipamentos que ofereçam suporte a eles no futuro", sugere Reid. "Quando comprar seus switches e roteadores, certifique-se de que eles ofereçam suporte a recursos avançados que você possa precisar adicionar posteriormente".

Avaliar usos e aplicações

Ao avaliar o retorno do investimento de uma rede convergente, a pergunta é: Como ele será utilizado? À medida que aplicativos VoIP se tornam disponíveis para uma grande variedade de funções da empresa, o resultado mais comum é aumentar a produtividade tornando a operação mais eficiente. Por exemplo, se a sua empresa receber comunicações importantes por e-mail, fax e correio de voz, um aplicativo de mensagens unificadas pode aumentar a produtividade do funcionário, seja dentro ou fora da empresa. Como todas as mensagens (e-mail, fax e voz) aparecem em uma única caixa de correio, os funcionários podem ver todas as suas mensagens de uma única vez, selecionando quais ouvir ou ler, e responder na mídia que lhes for mais conveniente.

A capacidade de manter os arquivos de voz e dados em uma única pasta pode melhorar bastante a eficiência do pessoal de vendas e de outros funcionários que trabalham muito com consultas, colaboração e documentos.

Seus funcionários seriam mais eficientes se pudessem dispor de uma conexão wireless à rede da sua empresa? A rede wireless está se tornando um aplicativo chave para o pessoal de vendas e técnicos de serviços de campo, assim como para funcionários em depósitos, setor de saúde e construção. A conexão wireless à rede é mais um recurso que pode ser incluído na implementação de uma nova rede convergente.

Fonte: cisco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, mais com consiencia!