Latest Entries »

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Como exercitar a inteligência


A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender.

Não vou discutir aqui os diversos tipos de inteligências. Vou dar apenas algumas dicas de como melhorar sua inteligência de modo geral. Você pode achar que tudo que eu estou falando aqui é uma grande besteira, ou pode nem concordar com a definição de inteligência que estou empregando nesse artigo, mas tenha certeza que de uma forma ou de outra a inteligência pode e deve ser exercitada.

1. Leia frequentemente

Leitura selecionada e de qualidade, nunca fez mal a ninguém. Se você “puxar pela memória”, em algum momento de sua vida, com certeza irá lembrar de alguma coisa que você demorou algum tempo para aprender “na prática” e em um momento posterior, em alguma leitura, você se deparou com o conhecimento que aprendeu e teve um pensamento do tipo: “Se eu tivesse lido isso antes, teria perdido menos tempo para aprender”.

Tente pensar da seguinte forma, para duas pessoas com o mesmo nível de conhecimento, o que irá diferenciar uma da outra, é o potencial de aprendizagem. O quão rápido uma dessas pessoas pode aprender em relação a outra. Isso está diretamente ligado a leitura, pois querendo ou não, a escrita ainda é a principal forma de expressão de conhecimento na nossa cultura. E para decifrar a escrita, precisamos estar afiados com a leitura.

Ler um blog como esse, é uma boa leitura para exercitar sua inteligência, ler noticias, artigos técnicos, historia, isso tudo pode te levar a ter mais conhecimento.

2. Ensine aos outros

Aristoteles disse uma vez:

Aqueles que entendem, ensinam.

Ensinar faz aumentar sua capacidade de critica e raciocínio sobre o assunto. Esses são aspectos fundamentais para a inteligência. Ensinar obriga o “professor” a ver o conhecimento sobre diversos pontos de vista, pois ele só saberá replicar o conhecimento, se colocando no ponto de vista do aluno que tem uma duvida determinada, proveniente de um background de conhecimentos totalmente diferente do professor. Isso irá gerar pontos de vistas conflitantes, o que é ótimo para inteligência, pois a co-existência desses conhecimentos conflitantes e a resolução desses conflitos irão resultar em novos conhecimentos.

3. Coloque em prática

Acho que eu não preciso falar muito desse tópico. Quase todo mundo já passou por situações em que vivenciou que um conhecimento só é realmente fixado quando ele é colocado em prática. Note que estamos falando aqui de exercitar a inteligência. Então a maioria das pessoas, terá sim que colocar a “mão na massa”, para ter um aprendizado melhor.

4. Domine um assunto

Domine “a fundo” um assunto. Pode ser qualquer assunto, mas tente se tornar um “expert” nesse assunto. Na maioria das vezes é muito difícil chegar ao nível de conhecimento profundo sobre um determinado assunto. Uma vez lá, você irá aprender que funciona da mesma forma para todos os conhecimento. As dificuldades de se dominar um conhecimento, são as mesmas para todos os conhecimentos. Não falo especificamente do assunto A, B ou C. Falo de maneira global. Quando você aprende a dominar um assunto, você está exercitando mais ainda sua capacidade de “Aprender a aprender”. Isso é o mais importante. Saber se localizar em meio ao conhecimento e saber o que você irá necessitar para prosseguir para a próxima etapa, exercitar isso e assim por diante.

5. Assista televisão!

Você pode achar que agora eu fiquei completamente maluco. Mas eu digo que não. Se você tem a oportunidade de assistir canais como Discovery Channel, National Geographic, History Channel, Management TV e etc, você vai descobrir um novo mundo de conhecimentos. História, Arte, Engenharia, Saúde, Natureza, Negócios, se pode aprender um pouco de tudo isso nesses canais. Assistindo a conteúdo de qualidade por exemplo, você irá ver que tudo que foi falado no globo reporter da semana passada, sobre dieta, é na verdade uma grande besteira. Aquelas técnicas de dieta são comprovadamente ineficazes frente a novas técnicas.

Perca tempo assistindo TV sim! Mas perca tempo com conteúdo de qualidade.

Lembre-se que não é inteligente aquele que tem muito conhecimento, e sim, aquele que tem a capacidade de aprender muito. Aquele que aprende muito, conseguirá construir muito conhecimento e fazer o link entre eles, transformando o conhecimento em sabedoria.

Agora cabe a você decidir se quer acreditar em tudo que ouve em qualquer lugar, ou se quer realmente conhecer. Abra sua mente para a sociedade da informação, do conhecimento, da inteligência digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, mais com consiencia!